Governação

A ARTICLE 19 é uma organização de beneficência limitada por garantia, e foi estabelecida através de um contrato social a 5 de Fevereiro de 1987. A ARTICLE 19 está registada na Companies House (nº. 2097222) e na Comissão para as Obras de Beneficência (Charity Commission)  (nº. 327421).

Somos geridos por um Conselho de Administração Internacional (Directores ao abrigo da lei) que supervisionam a nossa Directora Executiva e a Equipa de Chefia de Quadros Superiores.

A estrutura de governação da ARTICLE 19 tem o objectivo de assegurar que somos eficazes no nosso trabalho para a concretização da nossa visão, maximizando a utilização dos nossos recursos, mantendo os nossos valores e ética fundamentais.

PLANOS ESTRATÉGICOS

Os objectivos e a visão da ARTICLE 19 demonstram os nossos objectivos. Os nossos planos estartégicos são forma como tencionamos concretizá-los.

O nosso plano estratégico para 2010-15 tem os seguintes objectivos globais:

OBJECTIVO ESTRATÉGICO UM – PROTEGER A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NUM MUNDO MULTIPOLAR

Até 2015, actores poderosos emergentes, incluindo o Brasil, a Indonésia e grupos regionais prestarão apoio à concretização dos objectivos da ARTICLE 19. Este apoio irá incluir um compromisso público verbal para com a protecção dos direitos humanos e a implementação de políticas sobre a liberdade de expressão a nível nacional e internacional. O padrão demonstrado durante a última década do aumento de regimes autoritários e retrocessos democráticos deve ser deslegitimado e deve ser parado.

OBJECTIVO ESTRATÉGICO DOIS – DEFENDER A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NUM MUNDO DE REDES SOCIAIS

Até 2015, a ARTICLE 19 terá criado, promovido e estabelecido normas e políticas que protegem e defendem os direitos da internet e da diversidade dos meios de comunicação social.

OBJECTIVO ESTRATÉGICO TRÊS – – terminar com a impunidade e proteger o valor universal da liberdade de expressão

Até 2015, participantes estatais e não estatais serão responsabilizados pelos abusos contra a liberdade de expressão, liberdade da imprensa e livre circulação de informação. A ARTICLE 19 terá criado ou fortalecido normas e políticas sobre o valor universal da liberdade de expressão.

OBJECTIVO ESTRATÉGICO QUATRO – RESPONDER DE FORMA EFICÁZ AOS PEDIDOS PARA TRANSPARÊNCIA

Até 2015, a ARTICLE 19 terá assegurado que os governos e instituições de todo o mundo cumprem com eficácia os pedidos crescentes para transparência. Isto incluirá a integração da transparência e da livre circulação da informação como sendo um princípio essencial e uma forma de promover a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e de boas práticas e políticas de governação.